Fechamento de unidade da Malharia Cristina exige interferência do Sindicato

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem (Correio Eletrônico)  - 25/03/2011 

Imagem: sfiec.org.br
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem (Sintrafite) vai monitorar a situação dos empregados da Malharia Cristina, na Rua da Glória, Distrito do Garcia, no caso do fechamento da unidade. Em reunião com os trabalhadores na última quarta-feira, 16, a empresa comunicou que os 97 empregados da unidade Garcia serão transferidos para a sede, na Itoupava Central, a partir de 16 de maio. A empresa teria incentivado os trabalhadores que não adotarem a mudança a pedir a conta. Ela alega não ter recursos para fazer as demissões, sem justa causa.

A decisão da empresa levou muitos trabalhadores à sede do sindicato esta semana. Alguns deles, em prantos, reclamaram sobre como a mudança vai interferir na organização de suas vidas. Em reunião hoje de manhã, representantes da empresa prometeram aos diretores do Sintrafite a apresentação de uma solução em 30 dias para aqueles que não querem migrar para a unidade da Itoupava Central. Durante esse período, haverá duas reuniões com o Sindicato, a fim de apurar os encaminhamentos/avaliações.

A empresa justifica o fechamento da unidade Garcia diante da alta do preço do algodão, alto preço do aluguel e necessidade de investimentos no prédio. O Sindicato entende que a medida é baseada apenas na lucratividade e desconsidera a situação dos trabalhadores. Na próxima segunda-feira, o Sintrafite se reúne no início da tarde com os trabalhadores da empresa.