Audiência sobre Segurança Pública

Jornal de SC - 26/04/2011 - N° 12237

POLICIAIS
Muito desabafo, pouco resultado
Na audiência sobre segurança pública, entidades queixaram-se do baixo efetivo e o Estado anunciou o reforço que já era esperado
Tatiana Santos

Desencontro entre os apelos blumenauenses
e a resposta do Governo do Estado se refletia
na dessincronia de olhares dos integrantes
da mesa, na audiência


BLUMENAU - Os 80 assentos do plenário da Câmara de Vereadores foram insuficientes para o público que foi assistir ontem à audiência pública promovida pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Corredores e escadas ficaram lotados. No começo, o silêncio era parecido ao de um espaço vazio. Todos estavam atentos para ouvir o que o secretário de Segurança Pública, César Grubba, diria aos blumenauenses, depois de desmarcar uma audiência anterior.

O prefeito João Paulo Kleinübing foi o primeiro a falar. Disse que a preocupação da cidade é a segurança pública e que o sentimento é de insatisfação e incompreensão.

Em seguida, representantes da Polícia Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar, Instituto Geral de Perícias, Presídio Regional, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil tiveram cinco minutos para expôr as necessidades. Todos tinham um discurso em comum: o pedido por mais efetivo.

(Clique na imagem para ler O QUE FOI DITO NA AUDIÊNCIA)

Enquanto cada participante falava, Grubba, que estava na mesa principal, ora olhava para o público, ora escrevia. O olhar, às vezes, ficava distante.

O discurso tão esperado veio depois das apresentações, cerca de uma hora após o começo da audiência. As primeiras palavras ditaram o tom do que alguns já esperavam: muitas explicações, poucos números.

A primeira delas foi em relação à vinda de apenas um policial civil para Blumenau dos 202 que se formaram na semana passada. Ele explicou que o concurso, de 2008, foi regionalizado e que, por isso, não há o que fazer.

(Clique na imagem para ler O QUE FOI DITO SOBRE A AUDIÊNCIA)

– Temos limitações, não podemos atender todos ao mesmo tempo – lamentou Grubba.

O secretário fez também um desabafo. Disse que nos quatro meses à frente da secretaria já foi notificado por quase 80 mandados de segurança e 16 ações civis públicas no Estado, que pedem soluções para problemas em SC. Explicou que tem ciência da defasagem nas polícias Militar e Civil, bombeiros e IGP.

Sobre a Polícia Civil, o secretário anunciou que um novo concurso deve contratar mais 600 policiais para o Estado. Porém, a destinação deles para Blumenau depende de um grupo gestor e que, por enquanto, não há uma definição sobre o assunto.

Em relação à Polícia Militar, explicou que uma turma de 500 novos policiais que iriam se formar em 2012 foi antecipada para agosto deste ano. Também falou de um projeto, que já está em andamento, para a instalação de 50 novas câmeras da PM na cidade. Hoje, Blumenau tem 36 equipamentos.