Espetáculo de Teatro “AMAR (E MESMO ASSIM...)”


A Temporada Blumenauense de Teatro do mês de março conta com a estréia do espetáculo AMAR (E MESMO ASSIM...) de Gregory Haertel, encenada pelo Grupo Detalhe de Teatro.


Sinopse: 
Carla Edilene quer sentir. Não qualquer sentimento.Carla Edilene quer sentir e xatamente o mesmo que sentiriam as personagens das revistas de fofoca, dos programas de rádio e das novelas a que constantemente vê. Mas ela foi traída. E agora Carla Edilene tem que reagir à traição da forma mais adequada possível, nem que ela tenha que se desdobrar para, dentro de si,encontrar algo que nunca imaginou existir.

Em Amar (E Mesmo Assim...) optou-se pela concepção inicial de um texto simples que contivesse a curva dramática e os conflitos básicos para que, sobre esta base, fosse construída a história. Esse texto inicial surgiu a partir do acompanhamento do dramaturgo ao trabalho de sala desenvolvido pelo grupo. A partir deste texto, diretor e atores criaram novas ações e cenas que podiam ser ou não aproveitadas no resultado final, mas que serviram de estímulo para grande parte da criação. O papel do dramaturgo, além de propor o texto inicial, foi dar coerência e condensar tudo o que fosse acrescentado à história. Acreditamos que esta forma de trabalho seja a mais adequada para alcançarmos os resultados que almejamos, fazendo com que as vontades dos envolvidos sejam igualmente importantes.

Ao nos propormos a trabalhar de modo colaborativo nos propomos também a enfrentar as dificuldades desse processo, dentre as quais podemos destacar o maior tempo necessário para a montagem (este processo teve início em 2009) e a busca do consenso quando há opiniões discordantes (e sempre há). Essas dificuldades nos chegam como oportunidades para o aprofundamento de um processo teatral: construção do texto, atuação, direção e concepção de todos os elementos que constituem o resultado final. Assim, o resultado deste trabalho não será somente a encenação de um texto de um dramaturgo, mas sim a construção coletiva de algo que este grupo deseja falar neste momento da sua história.

Com nuances de melodrama, trazendo para uma situação séria o que ela tem de patético, exagerando reações para melhor compreendê-las, Amar (E Mesmo Assim...) procura criar momentos onde o espectador ri do que está vendo, para logo em seguida, identificar-se com o que acabou de rir. Usando de ironia, e tentando ser, antes de tudo, uma boa história, Amar (E Mesmo Assim...) quer também possibilitar novas leituras sobre o tema sugerido, saindo do lugar comum com certo tom de comicidade.
 
Créditos da Foto: Sabrina Marthendal

Sobre o Grupo Detalhe

O grupo formou-se em 2002 com atores das oficinas de teatro oferecidas pelo Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Indaial, onde suas primeiras apresentações foram esquetes e performances teatrais em eventos culturais do município. Paralelamente, montou seu primeiro espetáculo: “Azulejos”, que realizou temporadas e participou de alguns festivais da região.
Com a montagem do espetáculo “História de Lenços e Ventos” (2005), que circulou por escolas e entidades de várias cidades de Santa Catarina, seus integrantes decidem fazer do teatro sua profissão e seu trabalho diário.

Numa parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Indaial em 2006, desenvolveu várias esquetes teatrais que tinham como objetivos levar às comunidades do município discussões relacionadas com o cotidiano das pessoas.Esta parceria da Secretaria com o Grupo durou 3 anos.

Com o espetáculo Isso não é Brincadeira (2006), que aborda a prevenção ao abuso e exploração sexual a crianças e adolescentes, o grupo cumpre com um de seus objetivos, acessando a arte teatral ao maior número de pessoas, tendo apresentado em mais de 20 cidades de Santa Catarina, estimulando crianças e adolescentes a fazer a denúncia em casos de abuso e exploração sexual.

Desde o início do Grupo, os atores participam de oficinas, cursos, palestras em diversas áreas do teatro e, internamente, desenvolvem um processo de preparação e treinamento corporal, visando aprimorar a técnica de representação. O grupo também preocupa-se em montar espetáculos teatrais que provoquem o espectador para a reflexão sobre si, sobre o mundo em que vive e sua situação neste mundo.

Ficha Técnica
Direção: Jean Massanero
Assistente de Direção: Roberto Morauer
Texto: Gregory Haertel
Atuação: Aline Barth, Leomar Peruzzo, Roberto Morauer e Zanza França
Preparação de Elenco: Jean Massanero
Preparação Vocal: Aline Barth
Iluminação: Jean Massanero
Sonoplastia: Aline Barth / Jean Massanero
Cenografia: Grupo Detalhe
Figurinos: Grupo Detalhe
Comunicação Visual: Pedro de Camillis
Fotos: Sabrina Marthendal
Musicas de Gregory Haertel e Grupo Detalhe.

Temporada Blumenauense de Teatro (2011)
Amar (e mesmo assim...) de Gregory Haertel - Grupo Detalhe de Teatro
Local: Fundação Cultural de Blumenau (auditório Carlos Jardim) 
Rua XV de novembro 161
Datas: 16 a 20 de março
Horário: 20 h
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$ 14,00 inteira e R$ 7,00 meia entrada para estudantes, idosos, assinantes do jornal e com filipeta