Sistema integrado de transporte tem início adiado (Jornal de SC - 06/04/2011)

Jornal de SC - Quarta - 06/04/2011 - N° 12220

ÔNIBUS
Integração é prorrogada para julho
Novo sistema entraria em funcionamento domingo


BLUMENAU - As empresas de transporte intermunicipal, que circulam pela área central do município, têm até o dia 31 de julho para se adequar ao novo sistema integrado de transporte proposto pela prefeitura. O início das operações estava marcado para 10 de abril, próximo domingo, mas em reunião ontem com o Seterb ficou definido que a prefeitura aceitará a prorrogação de 120 dias solicitada pelos empresários do setor. A dilatação do prazo foi pedida para que as companhias pudessem se adequar à tecnologia da bilhetagem eletrônica, já usada no transporte coletivo de Blumenau.

Os terminais de pré-embarque, que começariam a funcionar dia 10, também serão implantados no fim de julho. Segundo o presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, as empresas não entrarão no sistema todas ao mesmo tempo. Um cronograma será montado pelo órgão para que a transição das operações ocorra da melhor maneira possível.
FOTO: cruzeirodovale.com.br

Neste novo sistema, o usuário pegará o ônibus na cidade de origem e pagará o valor integral. Quando chegar ao terminal em Blumenau, descerá e embarcará em uma linha sem pagar nada a mais pela passagem. Na volta, o passageiro poderá pegar qualquer linha para o terminal de saída para a cidade de origem e pagará R$ 2,57 (tarifa de Blumenau). No terminal, embarcará no ônibus para sua cidade e pagará somente a diferença entre as duas passagens. A forma de pagamento desta diferença ainda está sendo discutida, pois agora já há a possibilidade da implantação da bilhetagem eletrônica.

INTEGRAÇÃO
Saiba quais terminais receberão cada linha intermunicipal
- Pomerode - Terminal do Aterro
- Indaial (BR-470) - Terminal do Aterro
- Indaial (Estrada Velha) - Terminal da Proeb (até a construção do Terminal da Água Verde)
- Gaspar (região do Belchior) - Terminal da Fortaleza
- Gaspar (Gaspar Alto) - Terminal do Garcia
- Gaspar (Centro) - Terminal da Fonte
- Ilhota - Terminal da Fonte